O governador da província do Namibe, doou, nesta segunda-feira, um cheque no valor de cinco milhões 860 mil kwanzas ao Instituto Oftalmológico Nacional de Angola (IONA) na capital do país.
O valor resulta das receitas adquiridas com a venda recente do seu livro intitulado “Angola – geração da Transição”.
O governante justificou a oferta como sendo uma retribuição pelos mais de 30 anos que recebe tratamento de glaucoma, no IONA.
“as receitas da venda do livro na apresentação que foi feita, ficou a promessa neste dia, reverteriam a favor do Instituto Oftalmológico Nacional de Angola, uma instituição que me tem acompanhado enquanto paciente de glaucoma há mais de 30 anos”, disse.
Archer Mangueira acrescentou ainda que o gesto está também enquadrado nas responsabilidades públicas que exerce enquanto governante, para chamar atenção à importância do diagnóstico precoce da enfermidade.
Já a Directora Geral do IONA, Luísa Paiva, que se mostrou congratulada com o gesto de Archer Mangueira, que segundo fez saber é o primeiro.
“foi um gesto pioneiro porque, embora nós tenhamos participado em várias campanhas de rastreios visuais, ou mesmo de cirurgias de cataratas internas, nunca tivemos um gesto de reconhecimento tão grande como foi este, por parte do senhor governador do Namibe, Dr. Archer Mangueira”, descreveu.