Os clientes da empresa pública de Água e Saneamento do Moxico estão com dívidas de cerca de 300 milhões de Kwanzas, pelo consumo do precioso líquido, o que está a dificultar o pagamento das dívidas que a empresa tem com seus parceiros.
A revelação é do Presidente do Conselho de Administração da empresa, Eurico Jorge, que disse que o devedores são clientes domésticos e empresas públicas e privadas, que entretanto chega os 300 milhões de Kwanzas.
Estas dívidas, segundo o responsável, estão a dificultar a gestão da empresa, e a manutenção do sistema, bem como a honrar com os seus compromissos financeiros com os seus parceiros.
“… custos com terceiros, para produtos químicos, lubrificantes para as bombas, custos com o pessoal, custos com próprio Estado em IRT”, enumerou, acrescentando que os actuais níveis de arrecadação de receitas da empresa não têm sido suficientes para as despesas.
Eurico Jorge explicou que alguns dos clientes, em número superior a 8.000, ainda não têm contrato firmado, por esta razão, a empresa está realizar uma campanha promocional para abertura de contratos e contratos ao valor de cinco mil e 500 Kwanzas, contra os oficiais 11 mil kwanzas e apelou os munícipes a aproveitar a campanha que lhes permite pagar apenas 50% do valor.