Lopes Mateus Simão, de 36 anos de idade, na altura dos factos exercia a função de motorista de táxi personalizado, foi ‘executado’ a tiro na via pública, no passado dia 14 de Agosto do corrente ano, no bairro Catinton, distrito urbano da Mainga em Luanda.
Volvidos dois meses, o Serviçode Investigação Criminal (SIC), deteve na passada quinta-feira, um cidadão de 29 anos, confesso no crime de homicídio qualificado em razão do meio, em que foi vítima o antigo jogador do Recreativo do Libolo.
De acordo com porta-voz do SIC-Luanda em exercício, Emanuel Capita, o homicídio com recurso a arma de fogo, ocorrido no passado no passado dia 14 Agosto 2024, por volta das 04h00 da madrugada, no Distrito Urbano da Maianga, Bairro Catinton , Rua da Hospedaria Quinta, na via Pública, protagonizado por um cidadão de 29 anos de idade em companhia do seu comparsa (em fuga), em que foi vítima o ex jogador do Recreativo do Libolo.
“Tudo terá acontecido quando a vítima prestava o serviço de táxi privado, tendo a bordo, um cliente, e no já citado local foram interpelados pelos Implicados trajados a civil e munidos de arma de fogo”, disse.
Entretanto, Lopes Simão, ao aperceber-se do perigo, a vítima se recusou a parar a marcha, facto que resultou numa perseguição até o seu alcance.
Com o carro já parado, os implicados forçavam, sem sucesso, a abertura de uma das portas do veículo, deste modo, tomados pela raiva, efectuaram disparos em direcção ao vidro frontal da viatura, um dos quais atingiu a região da costela esquerda da vítima que conheceu a morte no local.