A 3.ª Reunião Extraordinária do Comité Nacional da JMPLA aprovou as candidaturas de Justino Capapinha e Adilson Hach, para concorrer ao cargo de primeiro-secretário nacional durante o 9.º Congresso Ordinário da JMPLA.
De acordo com dados tornados público pela Comissão Nacional Preparatória do IX Congresso Ordinário da JMPLA, Justino de Castro Capapinha obteve 172 votos, e Adilson Marmone Hach 128.
A reunião, orientada por Crispiniano dos Santos, na qualidade de coordenador da Comissão Nacional Preparatória do 9.º Congresso, analisou também a vida interna da organização e seu funcionamento, além de avaliar a preparação para o congresso.
O encontro aprovou, também, o relatório do processo orgânico do 9.º Congresso (2019/2024), propostas de alteração dos estatutos da JMPLA, ajuste ao plano programático (2024/2029), e a tese do conclave ordinário.
Foi igualmente ajustada a composição da comissão nacional preparatória e aprovada a lista de continuidade dos membros do Comité Nacional para o próximo mandato.
Os participantes aprovaram uma moção de apoio ao presidente do MPLA e da República, João Lourenço, destacando suas reformas políticas, económicas e sociais em benefício do povo angolano, especialmente da juventude.
Na sessão de encerramento, o secretário do bureau político do MPLA para a Organização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, incentivou para maior inserção e mobilização dos militantes jovens.
Apelou também à JMPLA no sentido de ser uma organização mais dinâmica, criativa e inovadora, promovendo o espírito patriótico.
A reunião contou com 239 membros de todas as 18 províncias de Angola, e militantes da diáspora participaram por videoconferência.