O país acolhe, pela primeira vez, uma exposição de gravuras originais do consagrado artista plástico Salvador Dalí, hoje, 10 de Julho, às 18h00, na Casa das Artes, localizada em Talatona, em Luanda.
A inauguração oficial da exposição dedicada ao mestre do surrealismo espanhol, Salvador Dalí, poderá ser visitada até 26 de Julho.
Com o apoio da ENSA Seguros de Angola, a Embaixada de Espanha em Angola,e a FUNIBER, junto com a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Universidade Europeia do Atlântico, promovem esta mostra inédita, que convida o público angolano a mergulhar no universo fascinante de um dos maiores ícones da arte mundial.
Sob o título “A Conquista do Cosmos”, a mostra reúne uma série completa de 11 gravuras originais, produzidas em 1974, isto é, há de 50 anos, todas assinadas e numeradas a lápis pelo próprio artista, numa edição limitada de apenas 195 exemplares. Esta é a primeira vez que esta colecção específica é exibida em território angolano.
Mais do que uma exibição de arte, esta iniciativa representa um marco no intercâmbio cultural entre Angola e Espanha e reforça o compromisso conjunto da FUNIBER, da Embaixada de Espanha em Angola e da ENSA com a promoção da arte, da cultura e da aproximação entre povos por meio da criação artística, e que já trouxeram para Angola no passado colecções de outros artistas espanhóis de nível mundial como Joan Miró e Pablo Picasso.
A exposição de Salvador Dalí oferece ao público angolano uma oportunidade rara de surrealismo e figura incontornável da arte do século XX, amplamente reconhecido pela contacto directo com o universo provocador deste grande artista plástico, mestre do sua imaginação vibrante e estética singular.
Aberta ao público, a exposição promete ser um dos eventos culturais mais significativos do ano, valorizando o acesso à arte internacional e promovendo o diálogo entre culturas num espaço de partilha entre o legado artístico europeu e a riqueza do panorama cultural angolano.