Uma 3ª Subchefe do Serviço de Miração Estrangeira (SME), foi detida pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no presente dia 14 de dezembro, no posto do SME-Bengo, acusada no crime de corrupção e auxílio à imigração ilegal.
De acordo com porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, a funcionária colocada no posto de atendimento da secção de expediente migratório do SME-Bengo, foi flagrada no interior da sua viatura com diversos documentos de utentes obtidos por via da corrupção.
A funcionária constituida arguida pelo Ministério Público é acusada nos crimes corrupção passiva, ssociação criminosa, auxílio à imigração ilegal, tráfico de influência e contrafacção, por fortes indícios do seu envolvimento num esquema fraudulento de emissão de passaportes e outros actos migratórias em troca de valores.
Durante a detenção o SIC prodecedeu a apreensão de vários documentos, nomeadamente: pedidos de autorização de residências e passaportes a estrangeiros, solicitações de prorrogações de visto de trabalho, formulários de pedido de visto virgens e preenchidos, só para citar alguns.
O SIC apela aos cidadãos que no âmbito da estratégia de pureza interna que decorre a nível de todos os órgãos do Ministério do Interior, os cidadãos são chamados a denunciar todas as práticas que alterem a ordem e tranquilidade públicas.


