O município de Cabiri, província do Icolo e Bengo, celebrou o seu primeiro aniversário, na última terça-feira, 13 de janeiro de 2026, desde que ascendeu à categoria de município, ao abrigo da nova Divisão Político-Administrativa do país, implementado em janeiro de 2025.
Por: Valdemiro Sakapam
Na ocasião, o vice-governador do Icolo e Bengo para a área social, política e económica, Agostinho António, em representação do governador Auzílio Jacob, descreveu o momento em duas palavras: orgulho e esperança.
No seu entender, orgulho, por existir melhorias na vida dos munícipes, e esperança, por acreditar na execução de vários projectos sociais futuros a nível desta mais recente província.
Já a anfitriã, administradora Isabel Nicolau dos Santos, garantiu a continuidade dos projectos que visam elevar e qualificar a vida das populações, no âmbito do Plano de Acção 2026, que prevê reabilitação e inauguração de várias infra-estruturas sociais, vias de acesso, com destaque para estrada N210 e o fim dos chafarizes no município.
“Acabar com os chafarizes, já não há necessidade de termos tantos; vamos evoluir para ligações domiciliárias”, declarou.
No júbilo das comemorações, a administradora entregou aos camponeses capoeiras e alguns pintainhos, quatro motorizadas e insumos agrícolas, com vista a fomentar o sector da agricultura e da avicultura no município.
O Município de Cabiri é um dos sete da recente província do Icolo e Bengo, enfrenta vários problemas sociais, desde a falta de água potável, infra-estruturas precárias, serviços de saúde e educação.


