Um cidadão nacional de 58 anos de idade, enfermeiro de profissão, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) implicado na morte de uma cidadã de 42 anos, durante uma cirurgia mal sucedida, no município do Kilamba Kiaxi em Luanda.
A detenção ocorreu em consequência do crime registado no dia 17 de Janeiro de 2026, no bairro Palanca-1, no interior de um centro médico onde o implicado terá realizado uma intervenção cirúrgica em condições inadequadas, da qual resultou a morte de uma cidadã de 42 anos de idade.
De acordo com o SIC, a vítima dirigiu-se ao centro médico em companhia de uma amiga, com o objectivo de ser observada clinicamente devido a complicações relacionadas com o seu período menstrual.
Após avaliação, foi diagnosticada a existência de um mioma, tendo sido tomada a decisão de a submeter a uma intervenção cirúrgica para a remoção do fibroma uterino.
A cirurgia decorreu inicialmente sem intercorrências aparentes, apresentando a paciente um quadro clínico considerado estável nos primeiros momentos do pós-operatório. Contudo, cerca de 45 minutos depois, o seu estado de saúde agravou-se de forma súbita, culminando no seu óbito.



