Serviço de Investigação Criminal desmantelou uma rede criminosa composta por 5 elementos nacionais, com idades compreendidas entre os 26 e 28 anos, indiciados pela prática dos crimes de associação criminosa, homicídio qualificado, roubo qualificado e detenção de arma proibida.
A rede actuava no eixo rodoviário das Estradas Nacionais 100 e 250, utilizando arma de fogo de tipo AKM (com cano e coronha cortados) para neutralizar as vítimas, preferencialmente moto-taxistas e cidadãos em circulação na via pública.
Referir que com a detenção dos mesmos foi possível o esclarecimento de quatro crimes, sendo:
Homicídio Qualificado, ocorrido a 13 de Fevereiro, na EN-100 (arredores da Mota-Engil), onde foi vítima o cidadão Caterça Calei Capingana, de 37 anos, para a subtração da sua motorizada.
Roubos Qualificados: Três acções distintas nos municípios do Lobito (Bairro da Luz), Catumbela (Gama) e Bocoio (Alto Pundo), resultando no roubo de ciclomotores sob ameaça de morte.
Ofensas Graves: O facto ocorreu no passado dia 14 de Fevereiro no troço Aldeia do Weque, que culminou na identificação e subsequente detenção dos suspeitos.
No decurso das operações, foram apreendidos 1 Arma de fogo tipo AKM, com número de série ilegível, com o respectivo carregador com 2 munições, 3 Ciclomotores (Marcas Kawasaki, Lingken e Boxer,
Destaca-se também à detenção de uma cidadã nacional, de 32 anos de idade, indiciada no crime de Homicídio Qualificado em razão dos motivos, sendo vítima um cidadão de 55 anos de idade, pescador, praticado com instrumento corto-perfurante (faca), já apreendido.
Referir que o acto foi motivado por desavenças entra ambos, a suspeita terá desferido um golpe fatal na região torácica da vítima, que não resistiu aos ferimentos. A pronta intervenção do SIC permitiu a localização e detenção imediata da presumível autora.



