Activista Lito Deputado, de 39 anos de idade, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal mediante mandato de detenção, implicado nos crimes de associação criminosa, coação e devassa da vida privada, em Ondjiva, província do Cunene.
Agostinho Bento Tchiovo, conhecido nas lides do activismo como Lito Deputado está a ser arrolado em actos de chantagem, coação e intimidação nas redes sociais a entidades governamentais locais e membros do Ministério do Interior com a finalidade de extorquir.
Referir que o SIC despoletou uma investigação aturada, em torno de várias denúncias, que dão conta deste jogo de aproveitamento utilizando a máscara de activista, recebendo no seu escritório, gráfica Local, várias pessoas com diversos extractos sociais, com denúncias que usa em benefício próprio para obtenção de vantagens para si e para os denunciantes.
No seguimento do trabalho investigativo em curso, a luz do Madado de Detenção, foi também detido um oficial subalterno da PNA, por envolvimento na partilha de conteúdos sensíveis em conluio com o Activista Social.
Realçar que em posse destes foram apreendidos diversos meios e equipamentos usados para cometimento destes crimes e recibos de transferências bancárias.



