26 C
Loanda
Quinta-feira, Fevereiro 19, 2026

Buy now

spot_imgspot_img

Marrocos avança na produção de componente do A320

A Safran anunciou, em cerimônia presidida pelo Rei Mohammed VI de Marrocos e com a presença de Ross McInnes, presidente do conselho da Safran, a instalação de uma nova unidade de fabricação de equipamentos de trem de aterragem na zona aeroportuária de Casablanca.

A iniciativa faz parte da estratégia da empresa para acompanhar a ampliação da produção do Airbus A320, por meio de uma operação moderna e eficiente, estrategicamente localizada próxima aos seus principais mercados.

Com investimento superior a 280 milhões de euros, a fábrica terá área de 26 mil metros quadrados e será dedicada aos sistemas de aterrissagem para aeronaves de curto e médio alcance.

A unidade integrará dois sectores especializados: fabricação de componentes e módulos de trem de aterregem e produção de equipamentos hidráulicos específicos.

As operações da fábrica devem iniciar em 2029, podendo empregar cerca de 500 profissionais qualificados. Para apoiar esse crescimento, a Safran desenvolverá um programa abrangente de treinamento em parceria com entidades locais, visando capacitar a mão de obra especializada necessária para o desenvolvimento sustentável do projecto.

O CEO da Safran, Olivier Andriès, destacou que a escolha do Marrocos se baseia na robustez industrial do país e na qualidade do seu capital humano.

“Inserida em um ecossistema aeronáutico dinâmico, essa nova planta fortalecerá nossa resiliência, agilidade e competitividade, atendendo às expectativas dos clientes, principalmente da Airbus, e preparando-nos para as futuras gerações de aeronaves”, afirmou.

O projecto complementa recentes investimentos da Safran em Casablanca, como a linha de montagem e o centro de manutenção do motor LEAP, reforçando a confiança mútua e o papel estratégico do Reino do Marrocos na presença global da empresa.

Em acordo firmado em 2025 com o governo marroquino, a fábrica funcionará com eletricidade 100% renovável, alinhada aos compromissos de descarbonização da Safran.

Presente no país há 26 anos, a Safran emprega cerca de 5 mil pessoas em dez unidades, consolidando-se como líder do sector aeronáutico local e mantendo parcerias sólidas com indústria, governo e centros de formação.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADEspot_img

Artigos Mais Recentes