O antigo Presidente do Fundo Soberana, José Filomeno dos Santos “Zenu”, aceitou o indulto presidencial, depois de ter rejeitado o “perdão” da pena, lançado pelo Presidente da República, João Lourenço, em Janeiro.
José Filomeno dos Santos, recuperou hoje, o seu passaporte, apreendido no âmbito do mediático “caso 500 milhões de dólares”, do qual foi condenado a 5 anos de prisão em 2020.
“No cumprimento do despacho n° 5123 dos presentes autos, procedemos à entrega de três passaportes…em que é titular o cidadão José Filomeno dos Santos, que havia sido apreendido nos presente autos”, lê-se na nota
Sendo assim, o antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, está completamente livre para circular sem quaisquer restrições dentro e fora do pais.
Em Janeiro, numa carta enviada à televisão portuguesa SIC, “Zenu” dos Santos dizia que rejeitava o indulto do Presidente da República, João Lourenço, afirmando que aceitar este “perdão” seria admitir culpa por um crime que diz não ter cometido e pelo qual foi condenado A decisão do filho de José Eduardo dos Santos ter aceitado agora o perdão de João lourenço não foi avançada por esse, que esta tarde se dirigiu ao TS e solicitou o seu passaporte.
C/NJ