O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), lançou recentemente uma plataforma para facilitação na procura de emprego para cidadãos com registo nominal dos trabalhadores.
O Registo Nominal dos Trabalhadores (RENT), de acordo ao Instituto de Emprego é um instrumento fundamental para o acompanhamento das políticas públicas, no domínio da empregabilidade, fundamentalmente, na evolução do mercado de trabalho.
“A plataforma promove também a formalização das relações laborais e o cumprimento das obrigações legais das empresas”, lê-se na nota.
Segundo Director do INEFOP, Manuel Mbangui, só em 2024, a RENT registou 222.731 empregos e foram emitidos 4.300 certificados, entretanto, reconhece o que o desafio consiste na facilitação a base tanto para empresas, como particulares que procuram uma oportunidade.
“O grande desafio é fazer crescer a base do RENT, por isso, evoluiu-se para a solução on-line, ao invés de distribuição de softwares às empresas”, justificou.
A nova solução, explicou, permite que as instituições possam preencher os dados do RENT sem se deslocar, reduzindo o esforço para o preenchimento do mapa, que tem dado consequências a multas.
O RENT consegue dar o diagnóstico real do mercado de trabalho, pelo que pretende atingir cerca de 100 mil empresas registadas, numa fase inicial, para depois chegar até um milhão e meio.