Nos dias 29 de Julho a 9 de Agosto, o Ministério da Saúde realiza uma campanha de rastreio do cancro da próstata no Hospital Geral de Cacuaco “Heróis de Kifangondo”, Hospital Geral de Viana “Bispo Emílio de Carvalho”, no Hospital Geral do Bengo Reverendo Guilherme Pereira Inglês.
O acto acontecerá em simultâneo em Cabinda no Hospital Geral “Ervanário Luís Sambo” e, no Lubango, no Hospital Central “Dr. António Agostinho Neto”, segundo um comunicado de imprensa do Ministério da Saúde enviado hoje ao Jornal de Angola.
O referido rastreio, refere a nota, enquadra-se num programa mais vasto da introdução do tratamento de alta complexidade da doença através da cirurgia robótica com a parceria de uma equipa de médicos altamente especializados no quadro da assistência técnica dos centros Advent Health Celebration Hospital, Global Robotics Institute e Nicholson Center dos Estados Unidos da América.
“A sua principal missão será treinar e capacitar equipas médicas angolanas para que a cirurgia robótica seja uma realidade no nosso país”, sublinha a nota.
O rastreio consistirá na avaliação por especialistas qualificados dos homens com 40 ou mais anos de idade com suporte de exames de laboratório e de imagiologia, visando o diagnóstico precoce e a condução dos casos elegíveis ao referido tratamento.
O cancro da próstata é o tumor maligno mais frequente nos homens. Este tipo de cancro tem a particularidade de evoluir de forma silenciosa. Na maioria dos casos, os doentes não têm qualquer sintoma durante a progressão do tumor e as queixas surgem no estado avançado da doença.
Conforme o documento, a cirurgia robótica é uma tecnologia minimamente invasiva, reduz o tempo de internamento, tem melhores resultados e salva vidas.