30 C
Loanda
Domingo, Abril 27, 2025

Buy now

spot_imgspot_img

Última hora: PRA-JA é o novo partido legalizado pelo Tribunal Constitucional

O projecto político “Partido de Renascimento Angolano – Juntos por Angola (PRA-JA)” coordenado pelo político, Albel Chivukuvuku, conheceu no passado dia 7 de Outubro, o Despacho de Anotação, que o torno, no mais novo partido legalizado pelo Tribunal Constitucional.

Numa nota tornada pública, em posse do O FLAGRANTE, a Coordenação Geral do PRA-JA SERVIR ANGOLA, confirma a informação.

O O FLAGRANTE contactou uma fonte bem posicionada no Tribunal Constitucional, confirmou a informação, entretanto, garantiu que resta apenas a publicação da decisão em Diário da República, a ser feito dentro de dias.

Confira o despacho do TC

Considerando que a Comissão Instaladora do Partido Político denominado PRA-JA Servir Angola, requereu e obteve o seu credenciamento para efeitos de organização, criação e inscrição do referido Partido, ao abrigo do artigo 12º da Lei nº 22/10, de 3 de Dezembro, Lei dos Partidos Políticos (LPP).

Considerando que a mencionada Comissão Instaladora apresentou, posteriormente, nos termos do artigo 14º da supracitado Lei, os documentos exigidos para a inscrição do Partido Político, designadamente: os Estatutos, o Programa e demais elementos de identificação do Partido a legalizar.

Atendendo que, nos termos e para efeitos do n.º 1 do artigo 14º da LPP, foram apuradas como válidas o número mínimo legal de 7.500 assinaturas de cidadão requerentes, sendo 150 destas assinaturas correspondentes a cada uma das 18 províncias do país.

Considerando que o Partido Político a inscrever preencher todos os requisitos estabelecidos no artigo 14º da LPP e que a denominação, sigla, símbolo e bandeira não se confundem com denominações, siglas, símbolos e bandeiras de outros Partidos Políticos já inscritos no Tribunal Constitucional.

No uso da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 15.º da LPP, e nos termos dos artigos 28.º e 49.º, alínea d), ambos dá Lei n.º 2/08, de 17 de Junho, Lei Orgânica do Tribunal Constitucional.

DETERMINO

1. A inscrição no Tribunal Constitucional, e, por conseguinte, a legalização, a partir desta data, do Partido Político PRA-JA Servir Angola, com a sigla PRA-JA SERVIR ANGOLA, nos termos do n.º 1 do artigo 15.º da Lei dos Partidos Políticos.

2.A Publicação, na lll Série do Diário da República, dos estatutos, do Programa, da sigla e dos demais elementos de identificação do Partido ora inscrito, conforme estabelece o artigo 17.º da Lei dos Partidos Políticos.

Luanda, aos 07 de Outubro de 2024

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_img

Artigos Mais Recentes