O Centro de Ciência de Luanda (CCL) reabriu as portas ao público em geral, nesta quarta-feira, 15, após regime de funcionamento experimental. A nova etapa desta instituição afecta ao Ministério do Ensino Superior, constitui um marco importante para a massificação do conhecimento científico no país, e para a implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Num ambiente repleto de curiosidades e aprendizagem, foram várias as escolas e personalidades da ciência, educação e tecnologia que visitaram o CCL no dia da sua abertura oficial. Os visitantes participaram em actividades interactivas, desenhadas para impulsionar a imaginação, a criatividade e o gosto pela ciência.
João Bengue, representante do Complexo Escolar Eupátridas, uma das várias instituições de ensino que visitaram o CCL no decorrer de 2024, destacou a relevância do espaço na divulgação e promoção de disciplinas científicas. “As crianças precisam de ser incentivadas desde cedo para a ciência, e este espaço cumpre esta função, ao transmitir conhecimentos científicos de forma divertida e lúdica, mas assertiva e rigorosa”, comentou.
Para o Director-Geral do CCL, Diogo Morais, a abertura do espaço ao público é um passo essencial na “missão de tornar o CCL numa instituição inclusiva, inspiradora e inovadora, de referência incontornável na produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico, através de uma linguagem acessível.” “Desta forma, o CCL contribuirá para a valorização da ciência na sociedade angolana e afirmar-se-á como uma instituição destacada entre os centros de ciência do mundo”, sublinhou.
O CCL abriu as portas em Janeiro de 2024 em regime experimental, com visitas pré-agendadas de 400 instituições de ensino, iniciativas no âmbito da responsabilidade social e actividades específicas para o público em geral. No total, o CCL recebeu neste período cerca de 22 mil visitantes. O centro também contou com a visita de representantes de instituições governamentais, académicas e científicas, e de figuras internacionais como o Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony Blinken.
Entre as diversas actividades com lotação limitada abertas ao público em geral, encontram-se as iniciativas “Estórias no Imbondeiro”, evento mensal dedicado à difusão da tradição oral angolana; “Luanda ao Luar”, actividade orientada para o conhecimento sobre astronomia; ou “Conversas com Ciência”, ciclo de conferências ministradas por personalidades reconhecidas da ciência angolana, e orientadas sobretudo para estudantes, educadores e animadores científicos do CCL.