Durante uma reunião esta terça-feira, 8, em Washington entre o ministro das Relações Exteriores, Cooperação Africana e Expatriados Marroquinos do Marrocos, Nasser Bourita, e o secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Marco Rubio, este último reiterou que “os Estados Unidos reconhecem a soberania marroquina sobre o Sahara”.
Durante uma conversa telefônica em dezembro de 2020 entre Sua Majestade o Rei Mohammed VI e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Presidente dos EUA informou ao Soberano sobre a emissão de uma proclamação presidencial, um acto de inegável peso jurídico e político e efeito imediato, anunciando a decisão dos Estados Unidos de reconhecer a plena soberania do Reino de Marrocos sobre toda a região do Sahara Marroquino.
O chefe da diplomacia americana também reiterou que os EUA “apoiam a Proposta de Autonomia séria, crível e realista do Marrocos como a única base para uma solução justa e duradoura para a disputa”, disse a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce.
Marco Rubio também reiterou que os EUA “continuam a acreditar que a autonomia genuína sob a soberania marroquina é a única solução viável”.
Nesse sentido, ele afirmou que o Presidente dos EUA está “instando as partes a iniciarem discussões sem demora, usando a Proposta de Autonomia do Marrocos como única estrutura, para negociar uma solução mutuamente aceitável”.
O secretário de Estado observou que “os Estados Unidos facilitariam o progresso rumo a esse objetivo”, concluiu o porta-voz.