Um cidadão de 26 anos de idade, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por falsa qualidade e burlas, ao se fazer passar de efectivo do SIC prometendo enquadramento nas FAA em troca de 90 mil kwanzas, no município do Tômbwa em Namibe.
O esquema iniciou em março, quando o suspeito se fez passar por efetivo do SIC grantindo afirmou vagas nas FAA, mediante o pagamento de 90.000 kwanzas por cada interessado. Além do valor, exigia documentos como cópia do Bilhete de Identidade, certificado de habilitações literárias, quatro fotografias tipo passe e uma mica.
O suposto recrutamento estaria marcado para o dia 5 de abril, data em que as vítimas deveriam comparecer ao local indicado. No entanto, o evento não ocorreu. Após arrecadar os valores, o acusado desligou o telemóvel e pôs-se em fuga para evitar ser localizado.
Na sequência de uma denúncia formal apresentada por uma das vítimas, o SIC deu início a diligências investigativas que culminaram com a detenção do suspeito. Estima-se que o montante total burlado ultrapasse os 600 mil kwanzas.