A Vecauto apresenta oficialmente o novo camião Shacman X3000 na FILDA, apostada em ter uma solução robusta e económica adaptada à realidade das empresas angolanas dos sectores do transporte, distribuição e construção.
O modelo vai ser exibido no stand da empresa com exposições técnicas orientadas para operadores públicos, privados e cooperativas logísticas. Este novo camião responde aos desafios recorrentes no transporte de mercadorias, como a escassez de viaturas, os custos associados à manutenção e a dificuldade de obter peças e assistência técnica no interior do país.
Equipado com motores Weichai e Cummins com potências até 500 CV e capacidade de carga até 120 toneladas, foi concebido para suportar condições de utilização intensiva em longas distâncias graças aos depósitos de combustível de até 1.000 Lt. A manutenção local, assegurada pela rede técnica da Vecauto, permite reduzir os tempos de imobilização e aumentar a previsibilidade nas operações.
“Angola tem vastas distâncias e uma grande dependência do transporte terrestre, por isso a fiabilidade dos veículos pesados é determinante para a competitividade das empresas e para a fluidez das cadeias de abastecimento,” refere Jorge Neves, director na Vecauto.
O modelo é apresentado no âmbito duma parceria institucional com a Shacman, terceiro maior fabricante de camiões da China, operando a Vecauto em exclusividade com o modelo X3000 , o mais ajustado ao perfil dos seus clientes e às exigências locais, agregando valor real ao mercado.
A participação na FILDA insere-se no esforço contínuo da Vecauto para contribuir para a modernização do transporte pesado em Angola, reforçando o papel da logística como factor estratégico para o desenvolvimento económico nacional.
Sobre a Vecauto
A Vecauto é um concessionário automóvel angolano lançado em 2007, parceiro de marcas de renome internacional, como a Iveco e mais recentemente a Shacman. A sua experiência permite-lhe destacar-se no serviço pós-venda, graças à utilização exclusiva de peças de origem e de soluções técnicas recomendadas pelos fabricantes. Com instalações de cerca de 30.000 m2 em Viana, Est. de Catete, km 23 e presença no Lobito e Huambo, a Vecauto emprega cerca de 100 pessoas, oferecendo assistência técnica especializada, peças e lubrificantes originais, formação de condutores e técnicos de manutenção.
Mantém um stock substancial de veículos e peças em Angola, conseguindo garantir cobertura de assistência técnica nacional, contratos de manutenção preventiva e fornecimento regular de peças.
Sobre a marca Shacman
A Shacman é um gigante Chinês no fabrico de camiões e veículos, com cerca de 25.400 empregados e fábricas em 15 países. Com uma capacidade de produção de cerca de 200.000 unidades/ano, exporta para cerca de 140 países, onde possui mais de 240 unidades de assistência e quase 100 centros de peças. Disputa a liderança do mercado de pesados em Angola, com volumes anuais que se espera atinjam as 1.000 unidades brevemente