A empresa “Casa Nova Vida”, localizada no Kikuxi, em Viana, Luanda, denuncia que elementos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), em concluiu com um procurador junto do SIC, de estarem a roubar vários materiais do estabelecimento comercial que se encontra encerrado, há 10 meses pelo SIC, por suspeita de ligação a uma empresa envolvida no crime de mineração de criptomoeda.
Segundo a empresa, há neste centro comercial vários lojas com materiais diversos no seu interior, que aguardam decisão das autoridades para reabrir, mas os elementos do SIC estão a roubar todos os materiais.
A empresa chinesa acusa este órgão de investigação criminal de roubar dois Postos de Transformação (PT), viaturas, mosaicos, geleiras e outros meios do estabelecimento comercial.
A empresa “Casa Nova Vida”, está localizada no Kikuxi, no município de Viana, e está encerrada, desde o mês de Janeiro deste ano, pelo próprio SIC, depois de relacionar o proprietário do centro comercial, a um estaleiro envolvido supostamente no crime de mineração de criptomoedas.
Dá lá para cá, a centro comercial “Casa Nova Vida” encontra-se fechado pelo SIC.
Os advogados da empresa, dizem ser ilegal o encerramento do estacionamento, visto que não era no tal local onde eram feitos, supostamente a actividades ilícita.
A empresa diz que processo está em tribunal, e não consegue perceber porque e constantemente elementos do SIC entram na centro comercial e roubam materiais diversos todos os meses.
Está terça-feira dia 14 de Outubro, elementos do SIC roubaram viaturas arcas, geleira, dois PTs, com apoio de empresa brasileira, denuncia a empresa chinesa.
Segundo a empresa, os elementos do SIC estão a dizer aos seguranças do estabelecimento que estão a cumprir ordens superiores.
A empresa diz que o SIC está a roubar vários materiais e meios em coordenação com o procurador “Fragão”.
A empresa diz que os seus advogados já denunciaram tais factos às autoridades, que não fazem para travar tais práticas ao SIC.
Segundo “Casa Nova Vida”, ficaram a saber que os elementos do SIC foram remover os PTs com uma empresa brasileira que descobriram que está a comprar o equipamento a estes elementos.
“Ficamos a saber que esta empresa está a comprar os PTs. A pergunta que não quer se calar é, se a empresa tem advogados, por que não notificam os mesmos para acompanhar a retirada de qualquer coisa da fábrica?”, questiona a empresa.
Os advogados da mesma asseguram que o SIC, está agora agindo à margem da lei.
“Se o processo está em tribunal porque da existência do SIC em continuar no local, e não deixar os seguranças contratados pela empresa controlarem o mesmo?”, denunciam.
A “Casa Nova Vida” diz que os elementos do SIC quando entram no centro comercial para tirarem materias, ameaçam os seguranças de fazerem filmagens e fotos.