A província de Benguela no sul de Angola continua a registrar número significativo de acidentes rodoviários associado a diversas causas, enquanto na estatística nacional ocupa a segunda maior causa de mortalidade.
O alarme foi acionado pelo Comandante Provincial da Polícia Nacional em Benguela, Aristófanes dos Santos, na segunda-feira, 22 de Setembro, durante a realização do Simpósio Regional Centro-Sul sobre “Ética Institucional: Desafios Humanos e Organizacionais”.
Relativamente a segurança pública, o delegado do MININT garante que a situação é estável, com uma média diária de 8,1 crimes, entretanto, a preocupação prende-se no aumento de casos de acidentes nas estradas que ceifam vidas.
Aristófanes sublinha a importância da campanha “Mude antes que seja tarde” como instrumento de sensibilização e construção de uma consciência colectiva para a prevenção e valorização da vida.
Benguela continua a registrar números significativos de acidentes rodoviários, que causam mortos e feridos, apesar de haver uma redução a nível nacional no primeiro semestre de 2025 segundo dados divulgados pela Polícia Nacional.
O excesso de velocidade e o mau estado dos veículos são frequentemente apontados como as principais causas.