O Governador provincial do Huambo, Pereira Alfredo, manteve no dia 16 de Agosto, um encontro com a juventude dos onze municípios que compõem a província. O certame serviu para cruzamento de ideias com jovens de várias organizações e associações para a construção e elevação da província.
O evento que decorreu no pavilhão Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, teve a intervenção de mais de 200 jovens provenientes dos 11 municípios do Huambo, onde apresentaram as preocupações que merecerão soluções de curto, médio e longo prazo.
“O único compromisso que eu vou assumir convosco é de trabalharmos juntos, encontrarmos soluções para resolver os problemas da juventude e da população no geral da nossa província”, disse.
Pereira Alfredo está preocupado com aquilo que chamou de Síndrome de Pequeno Poder-SPP causado assim a divisão entre o dirigente e o povo tendo sugerido este combate com o diálogo permanente.
O Dirigente entende que a província do Huambo tem tudo para continuar a ser o espelho nacional e recuperar por um lado a sua mística, mas, para isso, sugere a eliminação de barreiras que sempre impede de certo modo o progresso da província.
PARLAMENTO JUVENIL PODE VOLTAR ACONTECER DENTRO DE SEIS MESES MAS COM UM OUTRO ÂNGULO DE ABORDAGEM
O Governador disse receber todas as preocupações dos jovens e, dentro de seis meses o Governador e os seus auxiliares assim como os jovens, voltarão a sentar à mesma mesa no sentido de se fazer o balanço daquilo que foi feito e o que não foi feito.
Foram apresentadas mais de 200 preocupações e, no entender do Governador são preocupações justas porém, as soluções não virão de forma simultânea e pede para que cada um venha assumir a sua responsabilidade enquanto povo e recomendou aos seus auxiliares no sentido de não fecharem as portas aos jovens.
“Queridos jovens, não quero ser vendedor de ilusões, eu quero trabalhar convosco e encontrar soluções. Não quero dizer que os colegas que aqui passaram não fizeram nada, isso seria uma desonestidade da minha parte, mas eu quero aproveitar a oportunidade enquanto sou Governador, procurar soluções de resolver aquilo que naturalmente tenho que resolver porque há buracos que estão logo no casco Urbano e o cidadão questiona se os governantes passam mesmo aqui. Explicar os problemas não nos diminui nada porque são reais, vividos na primeira pessoa e temos que ter a coragem de ir resolver”, disse o Governador.
O primeiro encontro produziu um número elevado de preocupações e o governante sugere que o próximo encontro marcado dentro de seis meses venha produzir soluções e parcerias para o aceleramento do progresso do Huambo.
“O Huambo será o que queremos se haver a participação de todos. Não viemos aqui para dizer que tomamos boa nota, queremos transformar as questões em uma agenda de trabalho”, esclareceu.