16 de Setembro, assinala-se o Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono, para sublinhar a importância que representa para o Planeta Terra, no caso o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B é regula as alterações climáticas.
Entretanto, o ambientalista Rafael Lucas entende que a protecção da camada de Ozono é essencial para a preservação da vida na terra. Para a sua protecção, defende a redução de emissão de substâncias que destroem a camada de ozono.
Angola conta com um pacote legislativo ambiental virado para a luta contra as alterações climáticas.
Rafael, reconhece que o Estado angolano tem mostrado níveis de crescimento na protecção ambiental, com adesão em vários protocolos internacionais, o incentivo do uso de energias renováveis como a solar é o sinal deste compromisso.
O especialista defende uma fiscalização ambiental mais rigorosa e mais infra-estruturas adequadas para o tratamento adequado do lixo.
Recentemente, o país registou uma alegada contaminação ambiental no mar de Luanda. Na ocasião, a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, garantiu que o assunto já estava a ser investigado.
C/CK