Homicídios, suicídio, afogamento e acidentes rodoviários, fizeram um total de pelo menos 19 mortes, durante a passagem de ano, em todo país.
O balanço foi apresentado nesta quarta-feira, 1 de Janeiro, pela Polícia Nacional, que considerou uma redução dos crimes e ambiente de paz social, se comprado com a transição de fim de ano passado.
As forças destacadas para a segurança da passagem de ano em Angola registaram neste período 137 crimes diversos, uma redução de 17 crimes em comparação com o período homólogo, tendo sido detidos preventivamente 184 cidadãos suspeitos.
Segundo o comissário Orlando Bernardo, diretor de Segurança Pública e Operações do Comando Geral da Polícia Nacional de Angola, a corporação registou neste período seis homicídios, três agressões sexuais, 26 ofensas à integridade física, menos 11 do que no período homólogo, 30 roubos e 52 furtos.
Orlando Bernardo deu conta também, em conferencia de imprensa, que foram registados 28 acidentes de viação que resultaram em três mortos, menos 16 que no período homólogo, e 29 feridos. Os bombeiros registaram 55 ocorrências, tendo resultado em 10 mortos, sendo seis por afogamento, um por queda de árvore, dois por suicídio e um acidente de viação.
Luanda, Bié, Huíla e Malanje foram as províncias angolanas que lideraram os índices criminais.