O Tribunal Supremo suspendeu, esta segunda-feira, a 5ª sessão de julgamento em que são arguidos os generais “Kopelipa” e “Dino”, por ausência da empresa China International Fund (CIF) Angola constituída arguida no processo.
De acordo com o Tribunal, a sessão foi remarcada para próxima segunda-feira, dia 7 de Abril, a causa da suspensão esta a ausência da China Internacional Fund (CIF) Angola.
O julgamento em que são Fernando Gomes dos Santos, Yiu Haiming, as empresas China International Fund (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited, acusados da prática dos crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa, abuso de poder, branqueamento de capitais e tráfico de influências.
Arraque do processo…
O julgamento começou no dia 10 de Março, após a primeira sessão ter sido adiada em Dezembro porque o prazo de 15 dias para a convocatória da audiência não tinha sido cumprido.
No banco dos réus, estão os generais Hélder Vieira Dias Júnior, conhecido como “Kopelipa”, e Leopoldino Fragoso do Nascimento, apelidado de “Dino”, assim como o advogado Fernando Gomes dos Santos e representantes das empresas China International Fund Angola, Plansmart International Limited e Utter Right International Limited. São julgados pelos crimes de tráfico de influências e branqueamento de capitais.
Os generais Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” e Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, são personalidades ligadas ao antigo Presidente José Eduardo dos Santos.