32 C
Loanda
Quinta-feira, Abril 3, 2025

Buy now

spot_img

Luanda sem condições de recepção do “general chuva” – Luís Nunes enfrenta primeira batalha “celestial”

A capital do país, continua sem condições de recepção do “general chuva”, que ouça dar o ar da sua graça no seu tempo, entretanto, em consequência da chuva que caiu sobre a cidade de Luanda, durante a madrugada do primeiro de Abril (terça-feira), duas pessoas morreram e uma cidadã ficou desaparecida.

Segundo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), mais de centenas de residências ficaram inundadas, outras mais de 200 pessoas foram afectadas pelo temporal e 41 famílias atingidas directamente, além de 11 bairros inundados.

Wilson Baptista, que falava à Televisão Pública de Angola (TPA), referiu que foi emitido alerta amarelo pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica para algumas províncias, particularmente no norte do país, sendo Luanda, capital, a região que registou chuvas com maior intensidade ao longo da madrugada.

Como consequências das fortes chuvas acompanhadas trovoadas há, também, o registo de árvores caídas, vias intransitáveis e viaturas danificadas em várias zonas da capital, uma fotografia que torna-se “normal” em época chuvosa.

Populares temem aumento de casos de cólera

Luanda tem sido afetada por um surto de cólera desde janeiro de 2025, com epicentro no bairro Paraíso, município de Cacuaco, entretanto, citadinos temem aumento de casos de cólera, em consequência da última chuva que se abateu na cidade capital.

Apesar do esforço da Comissão multisectorial, a problemática do saneamento básico e a falta de distribuição de água potável em muita zona da capital e das restantes províncias onde já se regista casos de cólera, continua a dificultar a erradicação do surto.

Em Janeiro, a Ministra da Saúde Silva Lutucuta havia anunciado que até ao mês de Março, o surto de cólera estaria controlado, porém, a última chuva poderá trazer outros resultados.

De acordo com o boletim informativo da cólera, em 1 de março, foram notificados 78 novos casos de cólera, destes 54 na Província de Luanda, 10 no Bengo, e no Icolo e Bengo, 3 em Malanje e 1 no Huambo, prefazendo um total de 5652 casos e 202 óbitos.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_social_counter facebook="tagdiv" twitter="tagdivofficial" youtube="tagdiv" style="style8 td-social-boxed td-social-font-icons" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjM4IiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3Njh9" custom_title="Permaneça conectado" block_template_id="td_block_template_8" f_header_font_family="712" f_header_font_transform="uppercase" f_header_font_weight="500" f_header_font_size="17" border_color="#dd3333"]
PUBLICIDADEspot_img

Artigos Mais Recentes