20 C
Loanda
Terça-feira, Agosto 12, 2025

Buy now

spot_imgspot_img

PAN Carolina Cerqueira recebe em audiciência Presidente do Vietname

Luanda, 07 de Agosto de 2025 – A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, deu as boas-vindas, em sessão solene, ao Presidente da República Socialista do Vietname, Sua Excelência Luong Cuong destacando a amizade histórica entre Angola e o Vietname e reafirmando o compromisso com a consolidação das relações bilaterais.

De seguida, transcrevemos o discurso da Presidente da Assembleia Nacional na sessão solene de hoje no Parlamento:

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, CAROLINA CERQUEIRA, POR OCASIÃO DA VISITA OFICIAL DE SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOCIALISTA DO VIETNAME, LUONG CUONG

Luanda, aos 7 de Agosto de 2025

Excelência Senhor Presidente da República Socialista do Vietname, Luong Cuong

Excelências Senhoras e Senhores Deputados,

Excelentíssimo Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Socialista do Vietname

Excelentíssimos membros do Governo vietnamita, Excelentíssimo Senhor Ministro das Relações Exteriores da República de Angola

Estimado Secretário do Presidente da República para os Assuntos Políticos e Parlamentares

Excelentíssimo Senhor Embaixador da República de Angola acreditado na República Socialista do Vietname

Excelentíssimo Senhor Embaixador da República Socialista do Vietname acreditado na República de Angola

Ilustres convidados

Minhas Senhoras e meus Senhores,

É com elevada honra e sincera alegria que, em nome da Assembleia Nacional e do povo da República de Angola, dou as mais calorosas boas-vindas a Vossa Excelência e à distinta delegação que o acompanha nesta visita oficial.

A presença de Vossa Excelência nesta Casa da Democracia é motivo de grande significado para todos nós. Representa não apenas o fortalecimento dos vínculos políticos e institucionais entre Angola e o Vietname, mas também a reafirmação de uma amizade construída sobre o respeito mútuo, a solidariedade e a cooperação fraterna.

A Assembleia Nacional de Angola é unicameral, é a emanação do pluralismo político e da concretização do Estado Democrático de Direito, é constituída por dois grupos parlamentares, 3 representações políticas e 10 Comissões de Trabalho Especializadas num total de 220 deputados, que representam a heterogeneidade da população angolana.Na actual legislatura, a representatividade das mulheres angolanas é de 41,36%, o que representa um progresso em relação à paridade do gênero na representação política, sendo certo que os jovens estão representados em 24,09%.

Excelência Senhor Presidente,

As nossas relações têm raízes que remontam aos tempos em que os nossos povos enfrentaram duras lutas pela independência e soberania. Tal como Angola, o Vietname escreveu, com coragem e determinação, uma história de resistência contra as adversidades, vencendo obstáculos que pareciam intransponíveis.

A coragem do povo vietnamita, a sua capacidade de se reinventar e de transformar períodos de grande provação em oportunidades de desenvolvimento, é um exemplo inspirador para o mundo.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre Angola e o Vietname, em 1975, poucos meses após a proclamação da independência angolana, os nossos países têm mantido um diálogo fraterno e mutuamente vantajosa.

Ao longo de décadas, partilhamos experiências em diversos sectores, desde a formação de quadros e cooperação técnica, até à agricultura, saúde e educação.

Muitos angolanos foram acolhidos no Vietname para estudar e formar-se, e técnicos vietnamitas contribuíram e continuam a contribuir para o desenvolvimento de áreas essenciais no nosso país. Esta história de solidariedade mútua é um património que devemos preservar e aprofundar.

Hoje, o Vietname é símbolo de uma notável transformação, de um passado de guerra e dificuldades, para um presente de crescimento económico, dinamismo social eprojecção internacional. Essa trajectória reforça a convicção de que, com perseverança e visão, os povos constroem o seu próprio destino.

Excelência Senhor Presidente,

Ao longo das últimas décadas, Angola e o Vietname têm caminhado lado a lado, cultivando um relacionamento assente na confiança, no diálogo construtivo e na cooperação profícua para ambos os povos.

A sua visita a Angola abre um novo capítulo nesta relação histórica, oferecendo uma oportunidade para consolidar conquistas e explorar novas áreas de colaboração, seja no comércio e investimento, na ciência e tecnologia, na educação e cultura ou ainda na cooperação parlamentar.

Neste contexto, gostaria de destacar o papel essencial do Grupo de Amizade Angola–Vietname no seio das nossas Assembleias Nacionais.

Estes grupos parlamentares têm a responsabilidade de dinamizar o relacionamento entre os nossos parlamentos, promover o intercâmbio de experiências legislativas e fomentar iniciativas conjuntas que reforcem os laços de amizade e cooperação. Ao fortalecer a diplomacia parlamentar, estaremos também a consolidar a diplomacia entre os nossos povos.

Temos diante de nós a possibilidade de dar uma nova dimensão à nossa cooperação bilateral. Devemos investir no conhecimento mútuo, estimular o intercâmbio juvenil, cultural e académico e promover parcerias entre as nossas universidades, centros de pesquisa, instituições culturais e câmaras de comércio.Que os próximos anos sejam marcados não, apenas, por acordos assinados, mas por acções concretas que transformem a vida dos nossos cidadãos.

Angola e o Vietname partilham valores essenciais, a defesa da soberania, o respeito pela autodeterminação dos povos, a promoção da justiça social, e a busca da paz como fundamento do progresso. Esses princípios devem continuar a guiar o nosso posicionamento no concerto das nações, sobretudo, em tempos em que a cooperação multilateral e o diálogo entre culturas se revelam cruciais para a estabilidade global.

Reconhecemos, com apreço, o papel activo do Vietname na cena internacional, como defensor do direito internacional da equidade entre as nações e do desenvolvimento inclusivo. Angola vê com admiração o percurso do vosso país e acredita que o exemplo vietnamita pode contribuir de forma relevante para as aspirações comuns dos países do Sul Global.

Excelência Senhor Presidente,

Vivemos num mundo marcado por desafios complexos e interdependentes, as alterações climáticas, as ameaças à segurança internacional, as crises económicas e as desigualdades sociais. É precisamente nestes tempos que a amizade e a parceria entre as nações assumem importância ainda maior.

Angola acredita que o reforço da sua parceria com o Vietname poderá contribuir para respostas conjuntas e eficazes a esses desafios.

A Assembleia Nacional de Angola, como legítima representante do povo angolano, reafirma o seu total empenho em promover um diálogo parlamentar aberto eprodutivo com a Assembleia Nacional do Vietname, criando pontes de entendimento que complementem e fortaleçam a acção dos nossos Governos.

O povo angolano recebe Vossa Excelência com hospitalidade calorosa e sincera. Que esta visita lhe permita conhecer de perto a nossa cultura, o nosso empenho e a nossa determinação em construir um futuro melhor. Esperamos que leve consigo não apenas acordos e decisões, mas também a lembrança do carinho e do apreço que aqui lhe dedicamos.

Em nome da Assembleia Nacional de Angola, reafirmo a nossa amizade sólida e duradoura, continuar a desenvolver uma cooperação mutuamente benéfica e aberta a novos horizontes e finalmente o nosso compromisso inabalável com a paz, o desenvolvimento e a prosperidade partilhada.

Excelência Senhor Presidente Lương Cường, que Vossa Excelência continue em terra amiga e no coração de um povo que respeita e admira a resiliência da Nação vietnamita.

Seja muito bem-vindo à Assembleia Nacional e à República de Angola.

Ao terminar, tenho a sublime honra de convidar Vossa Excelência a tomar a palavra nesta augusta Casa das leis representativa do Povo angolano.

Muito obrigada.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADEspot_img

Artigos Mais Recentes