O Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE), programa do Governo de Angola implementado pelo Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (MAPTESS), surge na intenção de ‘aliviar’ a taxa de desempregabilidade, bem como no combate a fome e a pobreza.
Denúncias chegadas ao O FLAGRANTE, dão conta que numa das salas do Centro Profissional do Cazenga, existem mais de 50 motos, destinados à juventude, no âmbito do programa de fomento ao auto-emprego, porém, destapam ‘carecas’ e propósitos contrários ao espírito que motivou a implementação do PAPE.
De acordo com a denúncia, as motorizadas entre motociclos e triciclos, estão ‘arquivadas’ numa sala secreta há quase dois anos, entretanto, a nossa fonte aponta o dedo acusador ao Área Social e Política da Administração Municipal do Cazenga, de usarem os meios em benefício próprio.
Recorda-se que no dia 26 de Julho de 2022, o Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE), desenvolveu uma cerimónia, presidida pelo Director Geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, Manuel Mbangu, no Marco Histórico do Cazenga, onde centenas de jovens foram beneficiados de micro-crédito e kits profissionais.
O encontro serviu também para a entrega de motorizadas a as cooperativas de catadores de resíduos sólidos e jovens associados a AMOTRANG.