O Serviço de Investigação Criminal na Huíla, procedeu, na madrugada de 24 de Outubro, no bairro do Tchioco, à detenção em flagrante delito de três cidadãos, Vicente, António e Josimiro ambos de 19 anos, quando pretendiam realizar um roubo com recurso a arma de fogo.
Segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal na Huíla, Inspector Segunda Quitumba, os suspeitos estavam em posse de uma arma de fogo do tipo Galil sem carregador. Inicialmente, tentaram realizar uma acção criminosa a uma hamburgueria da área, mas a acção foi frustrada por efectivos deste serviço, resultando na detenção de dois dos implicados.
Posteriormente, um dos suspeitos, que havia escapads, deslocou-se ao bairro Dr. Agostinho Neto, nas proximidades do Arco Íris, onde tentou realizar um roubo com a mesma arma. No entanto, foi frustrado por um cidadão que, atentamente, entrou em contacto com as forças do MININT, resultando na imediata detenção do implicado e a apreensão da referida arma de fogo.
Os detidos serão apresentados ao Ministério Público para os procedimentos subsequentes, enquanto diligências continuam para esclarecer se há ligações dos detidos com outras actividades criminosas ocorridas naqueles bairros.