O Presidente João Lourenço deixou quarta-feira à noite o país, com destino a Mascate, capital do Sultanato de Omã, onde cumpre, a partir de hoje, uma visita oficial de dois dias, no âmbito do reforço da cooperação entre os dois países.
De acordo com o secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, o Presidente João Lourenço e o Sultão de Omã, Haitham bin Tariq Al Said, tiveram hoje à tarde, no Palácio Real de Mascate, um encontro privado, durante o qual vão abordar as relações bilaterais.
Antes, o Chefe de Estado angolano foi acolhido, com a entoação dos hinos nacionais dos dois países, disparo de 21 salvas de canhão, bem como a apresentação das respectivas delegações e, posteriormente seguiram-se as conversações oficiais.
O dia de amanhã, o segundo da visita do Chefe de Estado a Mascate, vai ser marcado por um momento cultural, com uma visita ao Museu Nacional de Omã, ao que se seguirá a viagem de regresso a Luanda.
Em Maio deste ano, a República de Angola e o Sultanato de Omã assinaram, em Luanda, três acordos de cooperação nos domínios financeiro, agrícola e da indústria transformadora.
Os acordos foram assinados pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, por Angola, e pela parte do Sultanato de Omã rubricou o documento o ministro e presidente do Fundo Soberano, Abdulasalam Mohamm Edal Murshidi.
Na ocasião, o ministro de Estado para a Coordenação Económica destacou a importância desta parceria no contexto das acções de diplomacia económica e atracção de investimentos, que Angola tem vindo a desencadear com o Sultanato de Omã.
“Omã e as suas instituições também têm oportunidades no país e vêm, portanto, com este propósito de sinalizar esta vontade de também em Angola realizar investimentos nos mais variados domínios”, disse, na altura, José de Lima Massano.
Tratou-se da primeira visita de uma delegação oficial do Sultanato de Omã a Angola, o que gerou grandes expectativas quanto ao estreitamento das relações de amizade e cooperação entre os dois países, não só nos domínios assinados, mas em outros campos de interesse mútuo.