Segundo as autoridades sul-coreanas, um avião de passageiros incendiou-se depois de ter derrapado na pista de um aeroporto e chocado contra uma vedação de betão. Aparentemente, o trem de aterragem dianteiro não tinha sido ativado.
Pelo menos 179 pessoas morreram, o que faz deste um dos piores desastres aéreos do país.
Duas pessoas foram resgatadas após o acidente ocorrido na manhã de domingo com um avião de passageiros da Jeju Air que transportava 181 pessoas para a cidade de Muan, cerca de 290 quilómetros a sul de Seul.
O Ministério dos Transportes informou que o avião era um Boeing 737-800 com 15 anos de idade que regressava de Banguecoque, na Tailândia, com destino a Muan, no sul da Coreia do Sul.
Estações de televisão locais transmitiram imagens que mostram espessas camadas de fumo negro a sair do avião envolto em chamas.
A agência de notícias Sul-coreana Yonhap afirma que o incidente ocorreu devido a uma falha no trem de aterragem provavelmente causada por uma colisão com pássaros.
Uma emissora televisiva local obteve um vídeo que mostra o momento em que a aeronave tenta pousar sem o trem de aterragem, ultrapassa a extensão da pista e se choca contra um muro, em alta velocidade, provocando uma explosão.
Lee Jeong-hyeon, chefe do corpo de bombeiros de Muan, disse num encontro com a imprensa que as equipas de resgate continuam a procurar corpos espalhados pelo impacto do acidente.
“O avião ficou completamente destruído, restando apenas a cauda reconhecível entre os destroços”, disse.
Lee acrescentou que as investigações continuam e há várias possibilidades sobre o que causou o acidente, incluindo se a aeronave foi atingida por aves que causaram problemas mecânicos.
Um alto funcionário do Ministério dos Transportes, Joo Jong-wan, disse também aos jornalistas que os investigadores do Governo chegaram ao local para investigar a causa do acidente e do incêndio.