O Tribunal de Comarca de Luanda (TCL), pós fim ao badalado “Caso Xtagiarious”, ao condenar nesta segunda-feira, 5, o proprietário da empresa Finance, Edson Caetano de Oliveira, a uma pena de dez anos de prisão efectiva.
Por considerar que ficou provado que o empresario burlou mais de 870 de pessoas, causando-lhes prejuizos avaliandos em mais de três mil milhões de kwanzas.
O empresário foi ainda condenado ao pagamento de uma taxa de justiça de 1,3 milhões de kwanzas. Segundo a acórdão, o proprietário da empresa Xtagiarious Finance enganou as vitimas com falsas esperanças de fazer crescer os valores aplicados na sua empresa, pelo que consta nos autos, era uma empresa falsa.
Conforme a condenação, ficou provado que dinheiro depositado na empresa Xtagiariou Finance era movimentado pelo arguido no tribunal, tambếm ficou provado que a empresa Xtagiariou Finance não era uma instituição financeira acreditada pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
O Tribunal reforçou que os lesados foram enganados pelo arguido mediante publicidade enganosa em diversos órgãos de comunicação social públicos e privados.
C/NJ