O Presidente angolano e presidente em exercício da União Africana (UA), João Lourenço, saudou hoje o acordo de paz entre a República Democrática do Congo (RDCongo) e o Ruanda, apelando a que as partes honrem os compromissos.
Num comunicado divulgado pela Presidência angolana, João Lourenço “saúda os passos dados em prol da regularização da situação na RDC, com a assinatura em Washington, no dia 27 de junho de 2025, do acordo de paz entre a República Democrática do Congo e a República do Ruanda”.
O chefe de Estado manifestou ainda “a esperança de que as partes honrem os compromissos assumidos” e apelou à conclusão “de todos os aspetos pendentes do processo de resolução definitiva do conflito”.
O acordo foi assinado na sexta-feira pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da RDC, Thérèse Kayikwamba Wagner, e do Ruanda, Olivier Nduhungirehe, na presença do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
A União Africana, através do presidente da sua Comissão, Mahamoud Ali Youssouf, também considerou o entendimento “um passo importante” e enalteceu os esforços em curso “para promover a paz, a estabilidade e a reconciliação na região”, destacando ainda “o papel construtivo e de apoio desempenhado pelos Estados Unidos e pelo Qatar para facilitar o diálogo”.