29 C
Loanda
Quarta-feira, Dezembro 4, 2024

Buy now

spot_img

O Presente Envenenado – Lukamba Gato

Até aí, tudo parecia andar bem. O problema é que feitas as contas, chega-se à conclusão de que os níveis de produtividade na aldeia estâo longe de permitir ao agricultor cumprir com o engajamento assumido.

O resultado é que se por exemplo, o compromisso for da ordem de uma tonelada e o agricultor produzir apenas 1.200kg, ele e família ficam com apenas 200kg para o consumo até à próxima colheita.

É de facto uma grande tentação para os nossos modestos agricultores e para qualquer um, no nosso contexto económico e social, essa “oferta” de dinheiro fresco em tempo de crise mas no fim ela tem mesmo o sabor de “presente envenenado.”

Teria sido mais justo, o Estado definir políticas claras e equilibradas de incentivo à produção agrícola e desenvolver o comércio rural como no tempo colonial em que havia uma loja sempre bem recheada, mesmo nas áreas mais recônditas, exactamente como incetivo à produção.

A política actual daquela poderosa empresa, ao invés de desenvolver como o fazia a antiga Extensão Rural de Angola (ERA), está claramente a empobrecer os agricultores mais fracos que são largamente a maioria.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_social_counter facebook="tagdiv" twitter="tagdivofficial" youtube="tagdiv" style="style8 td-social-boxed td-social-font-icons" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjM4IiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3Njh9" custom_title="Permaneça conectado" block_template_id="td_block_template_8" f_header_font_family="712" f_header_font_transform="uppercase" f_header_font_weight="500" f_header_font_size="17" border_color="#dd3333"]
PUBLICIDADEspot_img

Artigos Mais Recentes