Mário Aragão apresentou, nesta segunda-feira, 23 de Setembro, sua candidatura à liderança da organização Juvenil do Movimento Popular de Libertação de Angola (JMPLA), com Congresso convocado para os dias 20 a 22 de Novembro.
A candidatura foi recepcionada pelo actual secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, tendo afirmado que todos procedimentos foram cumpridos rigorosamente, sem objecções ou esclarecimentos adicionais necessários.
Mário Aragão é o primeiro candidato apresentar a intenção formalizada de liderar o braço juvenil do partido político que sustenta o poder, desde 1975.
O processo de apresentação de candidaturas decorre no período de 20 a 26 do corrente mês, podendo ser candidatos os militantes em pleno gozo dos seus direitos, com a idade compreendida entre os 15 e 30 anos.
O Congresso Ordinário terá lugar de 20 a 22 de Novembro do corrente ano, sob o lema “JMPLA – Pela Pátria ao Serviço da Juventude”, com participação de cerca de mil 800 delegados provenientes de todas as estruturas da JMPLA no país e no exterior, além de convidados nacionais e estrangeiros.
Perfil do candidato
Mário Edgar Jorge Aragão, natural de Porto Amboim, província do Kwanza Sul, nascido aos 13 de Abril de 1993, formando em Direito pela Universidade Gregório Semedo.
Militante do MPLA desde abril de 2011, Aragão tem-se destacado em diversas frentes do partido. Ingressou na JMPLA em 2012, no Município do Rangel, e em 2021 foi transferido para o CAP 02 da Vila Alice.
No Comité Provincial de Luanda, exerce funções no Departamento de Organização e Mobilização e tem sido uma peça-chave nas campanhas eleitorais, como porta-voz do programa “Bate-Porta”, coordenado por Bento Bento.
Além disso, Mario Aragão tem sido um dos rostos mais visíveis do MPLA nas plataformas mediáticas, sendo comentador em vários órgãos de comunicação social, como a Televisão Pública de Angola, TV-ZIMBO, e a Rádio Luanda.