26 C
Loanda
Sábado, Abril 19, 2025

Buy now

spot_imgspot_img

SIC detém 4 efectivos do SME envolvidos em esquema de emissão de passaporte

O Serviço de Investigação Criminal em coordenação operativa com o SME, procedeu nesta terça-feira, a detenção em flagrante delito de 7 cidadãos nacionais, sendo quatro efectivos do SME, envolvidos num esquema de corrupção e facilitação na emissão do passaporte.

Entre os detidos, estão a Chefe do Posto de Atendimento da Sonangol, a Chefe do Centro de Emissão de Passaportes e duas operadoras do Centro de Emissão de passaporte do SME e 3 intermediários, acusados nos crimes de associação criminosa, recebido indevido de vantagem, corrupção passiva de funcionário público.

Segundo o SIC, a detenção ocorreu em flagrante delito, no momento em que o “mixeiro” encontrava-se no interior de uma Reprografia, vulgo “Konica” na rua dos mercadores a receber o montante de 200 mil kwanzas, para entregar dois passaportes ordinários, emitidos em 48 horas, sem o cumprimento dos requisitos de agendamento para o efeito.

Na referida Reprografia foram encontrados numa pasta de um “mixeiro” em fuga, 12 passaportes ordinários. Sendo que o SIC, apurou que neste local através de um computador fazem agendamentos online, cobrando 30 mil kwanzas, assim como a digitalização de documentos para formalização de processos de pedidos de emissão de passaportes.

Foram apreendidos o montante de 200 mil kwanzas, 12 passaportes, 13 telemóveis, 6 CPUs, 7 impressoras, 2 monitores, 1 teclado, 33 processos de emissão de passaporte e 4 livros de registro de passaportes.

Todavia, o SIC apela aos cidadãos que no âmbito da estratégia de pureza interna que decorre a nível de todos os órgãos do Ministério do Interior,  os cidadãos são chamados a denunciar todas as práticas  que alterem a ordem e tranquilidade públicas.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_img

Artigos Mais Recentes