A Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, felicitou Saara Kuugongelwa-Amadhila, recentemente eleita ao cargo de Presidente do Parlamento da Namíbia.
“À
Honorável
Sra. Saara Kuugongelwa-Amadhila Presidente do Parlamento da Namíbia
Com grande satisfação congratulo-me em nome dos Deputados e Deputadas da Assembleia Nacional de Angola pela Eleição da Honorável Sra. Saara Kuugongelwa-Amadhila como Presidente do Parlamento da Namíbia.
A sua eleição constitui para todas as parlamentares do FP-SADC e uma grande demonstração da representação da paridade do género nos parlamentos da nossa região e um incentivo para continuarmos a criar mecanismos para desenvolver uma advocacia activa de forma a incentivar a participação das mulheres nos parlamentos em África e no Mundo.
Estou convicta que com esta visão defendida Comité para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher, referente à inclusiva e igual representação das mulheres nos sistemas de tomada de decisão, conforme a Recomendação Geral nº 40, de 2024, passos importantes poderão ser dados para o Avanço da Mulher a nível político.
A experiência governativa de Sua Exª que culminou com os altos cargos de 1ª Ministra e de Ministra da Finanças da República da Namíbia, com o seu rico percurso político ao serviço dos mais altos desígnios do povo namibiano, são valências de grande dimensão para, numa perspectiva de paridade do género, impulsionar a participação dos homens e mulheres a exercer o poder a todos os níveis de liderança e de compromisso na agenda parlamentar do seu país e da região.
Convicta de que a participação política das mulheres é um direito humano essencial para a promoção da justiça e da igualdade do género, o reforço da democracia e o desenvolvimento sustentável, espero Sra.
Presidente que a sua voz seja mais uma a inspirar outras mulheres e meninas da nossa região a engajarem-se na luta pela igualdade do género e na promoção das mulheres nos órgãos de tomada de decisão.
Alta Consideração Carolina Cerqueira
Presidente da Assembleia Nacional de Angola”