Cerca de 1.700 pessoas morreram em Myanmar em consequência do sismo de magnitude 7.7, na escala de Richter, no passada sexta-feira. face aos estragdos, a junta do Myanmar declarou, hoje, uma semana de luto.
Segundo o comunicado da Junta do Myanmar, citado pela Lusa, o período de luto decorre até domingo com as bandeiras colocadas a meia-haste.
Na passada sexta-feira, as autoridades de Myanmar apelaram à ajuda da comunidade internacional, um apelo considerado excepcional, tendo em conta a dimensão dos danos humanos, materiais e o isolamento político da junta no poder.
O sismo atingiu igualmente a Tailândia
O sismo ocorreu às 12:50 local, com uma profundidade de 10 quilómetros (km), com epicentro localizado a cerca de 17 km de Mandalay, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que mede a actividade sísmica em todo o mundo, acrescenta a mesma fonte.
A União Europeia anunciou uma ajuda de 2,5 milhões de euros ao Myanmar e mobilizou o programa de observação por satélite para ajudar a socorrer as vítimas do terramoto.
No mesmo dia, várias organizações internacionais anunciaram a disponibilização de ajuda, incluindo a Organização das Nações Unidas, a Organização Mundial de Saúde, os Médicos Sem Fronteiras e os Estados Unidos.